Giro Black – Destaques da semana

Confira os destaques da semana de forma rápida e eficiente!

Foto/Reprodução: Clay Banks/Unsplash

Educação

Enem 2024: Saiba como consultar resultados

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O Portal Black Fem informou com consultar os resutados.

Prouni e Fies: Ministro da educação divulga calendário

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou as datas preliminares para o Prouni e o Fies 2025, fundamentais para estudantes que buscam acesso ao ensino superior. As inscrições para o Prouni ocorrerão de 24 a 28 de janeiro, com os resultados da primeira chamada previstos para 26 de fevereiro e da segunda chamada para 26 de março. Já para o Fies, o período de inscrições será de 4 a 7 de fevereiro, com os resultados divulgados em 18 de fevereiro. Apesar do calendário divulgado, é essencial aguardar a publicação oficial dos editais para confirmar as datas e detalhes dos processos seletivos.

Pré-Vestibular Social da UFBA está com inscrições abertas

Os selecionados terão acesso gratuito a aulas preparatórias, material didático, simulados e apoio pedagógico e emocional, em um ambiente que valoriza a diversidade e promove a formação cidadã. As inscrições estarão abertas de 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025, ou até atingir 600 participantes. 

Adolescência e Juventudes

A jornalista do Portal Black Fem, Lívia Oliveira (@psychoticosmic) separou leituras imperdíveis para você em 2025. As histórias mergulham em perspectivas de resistência, amor e pertencimento.

Cultura

Você conhece a Lavagem do Bonfim?

O Portal Black Fem realizou uma cobertura especial da Lavagem do Bonfim, destacando a força e resistência da fé das pessoas negras na celebração. A tradicional procissão, que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, leva a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, carregada por fiéis até a Igreja do Bonfim. É na Colina Sagrada que a fé católica se entrelaça com os rituais de matriz africana. As baianas, em seus trajes típicos, lavam as escadarias da igreja, enquanto o padre celebra uma missa em homenagem ao santo católico, sincretizado com Oxalá.

Evidenciamos essas manifestações culturais e religiosas, ouvindo pessoas negras e quais recados elas têm a dar para a juventude sobre a festa popular.

Confira no canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=LQBi14P9jRI

Despedida

O jornalista baiano Nilton Lopes Filho, carinhosamente conhecido como ‘Niltim’, morreu nesta sexta-feira (17), aos 39 anos.

Desde novembro de 2024, Nilton atuava como Coordenador de Comunicação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), onde desempenhou um papel fundamental na ampliação da comunicação da secretaria e na promoção de pautas de igualdade, diversidade e respeito. Sua dedicação às causas da juventude também marcou profundamente sua trajetória, especialmente por meio de sua atuação em organizações que buscam transformar a realidade de jovens em contextos de vulnerabilidade.

📢 Apoie o Portal Black Fem: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! O Portal Black Fem é uma mídia independente de Salvador, movida pela missão de garantir à juventude negra o direito à informação.

Com base nos pilares do jornalismo e design de soluções, produzimos conteúdos que promovem bem-estar, pertencimento e uma visão esperançosa de futuro.

Acreditamos que informação é poder e a chave para reescrever histórias e protagonizar mudanças. Para seguir nessa jornada em 2025, contamos com a sua colaboração. Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 547380530001337) e fortaleça o Portal Black Fem. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem