loader image

Quem Faz

O Portal Black Fem é um portal de artigos e notícias de interesse público e entretenimento para adolescentes e jovens adultas negras e periféricas acelerado pelo programa Google News Initiative Startups Lab (GNI). Seu principal objetivo é atender aos anseios por informação e conteúdo deste público juvenil que tem entre 12 a 18 anos (adolescentes), de acordo com o ECA e de 18 a 35 anos (jovens adultas). Fazemos jornalismo de causas – aquele que põe luz aos problemas mas também indica possibilidades de solução à sociedade.

Conheça um pouco de quem faz

I'sis Almeida

É jornalista e bacharel interdisciplinar em artes pela UFBA. Criou em 2014 a página Black Fem no Facebook que chegou a reunir mais de 20 mil seguidores. Junto a Lavínia Oliveira, transformou a página num veículo jornalístico e de comunicação para adolescentes e jovens adultas negras. Além de fundadora do portal, é criadora do Se Organiza, Bonita! - comunidade e podcast sobre organização pessoal para mulheres negras e pessoas periféricas onde atua como consultora e mentora. Colabora também com a Alma Preta Jornalismo.

Lavínia Oliveira

Lavínia Oliveira é artista e designer, nascida em Salvador. Apaixonada por arte, música e tecnologia (como UX/UI e Front-End), busca constantemente por novas perspectivas e abordagens multidisciplinares. Esses universos são evidenciados em suas criações que abraçam a inovação e transmitem uma energia singular, por meio de experiências que mesclam criatividade e os campos da comunicação.

Camila Vieira

Assistente Social, Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Doutoranda em Cultura e Sociedade e discente do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com foco na formação em comunicação e cultura. Além disso, é pesquisadora, com estudos interdisciplinares voltados sobretudo a raça, educação, cultura e políticas sociais. Integra o Portal Black Fem desde 2018, em que já atuou como Social Media e Colunista, e atualmente é Gerente de Conteúdos do PBF.

Lara Carina Amorim

Bacharela em Humanidades e Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, também dedicada ao Marketing Digital e Análise de Mídia. Pesquisadora do sistema socioeducativo baiano, concentra-se na juventude negra, explorando interseções de gênero e raça. Envolvida no estudo de mídias sociais, busca construir conteúdo relevante para a população negra, visando contribuir para uma nova cultura política inclusiva e transformadora.

Brenda Cruz

Cria da Sussuarana, periferia de Salvador - Bahia, Jornalista de formação, formada em Planejamento Estratégico (SOMA+ - AKQA), lno MESA Method pela MESA, e Coolhunthing (ESPM), com cerca de 5 anos de experiência, expert em unir curiosidade, proatividade e um olhar apurado para as quetões raciais, sociais e culturais ao pensamento estratégico como ferramenta para co-construir futuros desafiadores. Atualmente Consultora de conteúdo e influência na YOUPIX, atuando com marcas como AMBEV, Magalu, Electrolux e Smartfit.

Joyce Pereira

Joyce Pereira é @joy_pills, moradora de Diadema/SP, é ilustradora e designer, formada em Design pela Universidade São Judas Tadeu e Multimídia pela ETEC Jornalista Roberto Marinho. Desde o início da graduação, atua no marketing de diversas empresas, evoluindo para especialização em design gráfico para marca empregadora. Seu refúgio criativo destaca-se por dar protagonismo a mulheres negras em suas obras.

Rayssa Molinari

Multiartista baiana, designer e Historiadora em formação pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e também estudou na School of Art, Game and Animation (SAGA). Trabalha com projetos visuais e sociais voltados à negritude desde 2018, como no Diário da Mari, coletivo ZeferinaS, e o Portal Black Fem. Como artista e designer já realizou diversos trabalhos para grandes empresas e usa a comunicação visual como uma ferramenta social por meio da ilustração. Atualmente, atua como designer e diretora de arte no próprio estúdio.

Contato