Morre aos 39 anos o jornalista e destacado comunicador baiano Nilton Lopes

Arquivo Pessoal

O jornalista baiano Nilton Lopes Filho, carinhosamente conhecido como ‘Niltim’, faleceu nesta sexta-feira (17), aos 39 anos. Desde novembro de 2024, Nilton atuava como Coordenador de Comunicação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), onde desempenhou um papel fundamental na ampliação da comunicação da secretaria e na promoção de pautas de igualdade, diversidade e respeito. Sua dedicação às causas da juventude também marcou profundamente sua trajetória, especialmente por meio de sua atuação em organizações que buscam transformar a realidade de jovens em contextos de vulnerabilidade.

A notícia de sua partida foi inicialmente divulgada pela CIPÓ – Comunicação Interativa, instituição onde trabalhou de 2007 a 2022, e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), onde atuou como assessor de imprensa até sua transição para a Sepromi. As causas da morte não foram divulgadas.

Em nota, a Sepromi destacou a relevância de sua trajetória e informou que está prestando suporte à família:

“É com profundo pesar que a Sepromi comunica o falecimento de Nilton Lopes Filho, carinhosamente conhecido como Niltim. Niltim atuava como Coordenador de Comunicação da secretaria desde novembro de 2024, deixando uma marca inapagável em nossas ações.

Sua contribuição foi essencial para fortalecer a comunicação da Secretaria e ampliar nossa presença em temas fundamentais para a promoção da igualdade, diversidade e respeito.

Com extenso currículo profissional e social, Niltim atuou na CIPÓ – Comunicação Interativa entre 2007 e 2022, na CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes, no Liceu de Artes e Ofícios, na Organização de Auxílio Fraterno – OAF, Via Press Comunicação, Casa da Photographia, e no jornal A Tarde. De 2023 a 2024, atuou como coordenador da redação da Assessoria de Comunicação da SecultBA.

Sua dedicação às pautas da juventude foi notável e seguirá inspirando aqueles que acreditam na comunicação como um instrumento de transformação social.

Neste momento de despedida, com muito respeito e solidariedade, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais está dando o suporte necessário à família de Niltim.”

A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, também manifestou sua tristeza:

“Nilton deixa um legado importante de profissionalismo, sensibilidade e compromisso com as causas sociais, especialmente com a juventude. Sentiremos profundamente sua ausência, mas honramos sua história e seu impacto nas ações de nossa secretaria.”

‘Niltim’ era amplamente querido pela classe jornalística. Diversos colegas e instituições lamentaram sua perda, ressaltando sua humanidade e dedicação à comunicação como instrumento de transformação social. O sepultamento de Nilton Lopes Filho será realizado neste sábado (18), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, com horário a ser confirmado pela família.

O Portal Black Fem, que tanto se inspira nos mais experientes e dedicados do setor jornalístico sobretudo à juventude negra, lamenta profundamente a precoce partida de Nilton Lopes. Desejamos força à família, amigos e colegas de profissão neste momento de grande dor.

Descanse em paz, colega!

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem