UNICEF lança estudo sobre homicídios de jovens em Salvador

Estudo analisa dados de 2023 e propõe estratégias para enfrentar a violência que atinge jovens na capital baiana

Periferia de Salvador – Foto: AlmostBrazilian/Wikicommons

Com o objetivo de impulsionar ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros lançarão o estudo “Análise de Dados: Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em Salvador”. A divulgação ocorrerá em um seminário nesta sexta-feira, 20 de dezembro, no auditório da Defensoria Pública da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a partir das 8h30.

O estudo é resultado de uma parceria entre UNICEF, Instituto Aliança, Defensoria Pública da Bahia, Cipó Comunicação Interativa e PLAN International. A pesquisa reúne dados coletados entre janeiro e dezembro de 2023, provenientes de fontes como o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM DATASUS) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM DATASUS) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

O seminário contará com a participação de representantes de diversos setores, incluindo lideranças comunitárias, jovens do projeto realizado no bairro de Valéria, e membros do poder público, como a Coordenação do PRONASCI Juventude-BA, o Executivo e Legislativo municipais, além de órgãos de Justiça e Segurança Pública. Representantes das instituições parceiras da pesquisa também estarão presentes.

Durante o evento, serão discutidas estratégias para combater a violência e proteger as crianças e jovens da capital baiana. A programação será organizada em três painéis principais:

1. “Análise dos homicídios de crianças, adolescentes e jovens – dados, fatos e percepções”

2. “Recomendações para uma política integrada de enfrentamento à violência em Salvador”

3. “Estratégias de prevenção e proteção contra as violências nos territórios”

O evento é aberto ao público, e as inscrições podem ser realizadas através de um formulário: https://forms.gle/xcXvrQ9uaZybq22i6. Além da exposição dos dados, momentos culturais também fazem parte do seminário, com apresentações da poeta Isa Akilah e do multiartista MkLucass, ambos do bairro de Valéria, trazendo performances de rap e poesia para as discussões.

Acompanhe nossas redes sociais:

#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador/doadora direta através do PIX (CNPJ): 547380530001337. O jornalismo independente de Salvador precisa de você!

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem