Texto:

I'sis Almeida

Sócio-fundadora, diretora executiva e de jornalismo do Portal, I'sis é jornalista e bacharel interdisciplinar em artes formada pela Universidade Federal da Bahia, além de técnica em comunicação visual e pós graduanda em Direitos, Desigualdades e Governança Climática. É criadora e podcaster do Se Organiza, Bonita!

Chuvas trazem graves riscos a Salvador

Saiba como se proteger em situações de emergência

Foto/Reprodução: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Desde a última segunda-feira (25), Salvador tem enfrentado fortes chuvas, ocasionando transtornos e aumentando os riscos para a população. O temporal, previsto pela Defesa Civil (Codesal), resultou em alagamentos em várias áreas da cidade na manhã desta quarta-feira (27). Entre as localidades mais atingidas estão os bairros da Cidade Baixa e importantes vias, como a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), a Avenida Anita Garibaldi e a Avenida Vasco da Gama.

Diante do acumulado de chuvas que ultrapassou 150 mm nas últimas 72 horas, a Codesal emitiu alerta máximo de risco e acionou sirenes em diversas regiões. As áreas mais afetadas incluem a Baixa do Cacau, em São Caetano; Bom Juá; Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria, no Lobato; Calabetão; Bosque Real, em Sete de Abril; e Olaria, no Nordeste de Amaralina.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), atualizados às 11h50 desta quarta-feira (27), os dez locais com maiores acumulados de chuva foram: Brotas – 63,2 mm; Barra – Vila Naval – 59,4 mm; Bairro da Paz – 48,2 mm; Engenho Velho de Brotas – 47,6 m; Campinas de Brotas – 47,6 mm; Mata Escura – 47,0 mm; Barris – 46,8 mm; Chapada do Rio Vermelho – 46,4 mm; Patamares – 45,8 mm; Barbalho – 45,6 mm.

Para esta quinta-feira (28), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.

Ocorrências

A Defesa Civil de Salvador realizou inspeção em um imóvel localizado na Rua Nelson Lacerda, em Nova Brasília, na Estrada Velha do Aeroporto. O imóvel, construído de forma irregular, sofreu o desabamento de uma laje. No momento do incidente, uma adolescente de 14 anos estava no local, mas foi retirada por moradores antes da chegada das autoridades. O Corpo de Bombeiros prestou assistência no local, e, felizmente, não houve vítimas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) foi acionada para realizar a demolição das partes remanescentes da estrutura.

Ainda nesta quarta-feira (27) um jovem de 23 anos perdeu a vida após um deslizamento de terra ocorrido em uma região próxima ao bairro de Saramandaia e Pernambués. Em outro incidente, quatro pessoas ficaram soterradas em uma área distinta, conforme informações do coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia.

Equipes de resgate continuam as operações, contando com o apoio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de outros órgãos municipais e estaduais. A vice-prefeita e também secretária de Saúde, Ana Paula Matos, informou que quatro ambulâncias — sendo duas de suporte básico e duas de suporte avançado — estão no local para prestar assistência às vítimas.

As ocorrências relacionadas às chuvas podem ser acompanhadas em tempo real no site oficial da Codesal: http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins.

Plantão e alertas

A Codesal, integrante da categoria de serviços essenciais do município, mantém plantão 24 horas para atender solicitações pelo telefone gratuito 199.

Além disso, o órgão oferece um serviço de alerta via SMS, permitindo que moradores recebam boletins sobre riscos e ocorrências diretamente no celular. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199, informando o número do CEP da sua residência. O serviço é gratuito.

Como se proteger

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a ficarem atentos aos sinais de perigo, como rachaduras em paredes, solos encharcados e inclinação de árvores ou postes. Em caso de emergência, recomenda-se:

  • Evacuar imediatamente a residência se houver acionamento das sirenes;
  • Evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a encostas;
  • Manter documentos e itens essenciais em local seguro e de fácil acesso.

Acompanhe nossas redes sociais:

#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador/doadora direta através do PIX (CNPJ): 547380530001337. O jornalismo independente de Salvador precisa de você!

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem