Mais de 3 milhões de estudantes participaram desta edição
Foto/Reprodução: Freepik
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede do MEC e já estão disponíveis na Página do Participante.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. “Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova. Em comparação com o Enem de 2023, podemos perceber um aumento no número de presentes na prova, redução no número de ausentes e aumento de 400 mil inscrições no Enem 2024.”, destacou.
Com os resultados, os participantes podem pleitear uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), solicitar uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou acessar o ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pelo Sisu, a consulta às vagas estará disponível a partir desta terça-feira (14), com inscrições abertas de 17 a 20 de janeiro.
Os dados também mostram que 33% dos participantes obtiveram notas que os qualificam para 20% dos cursos ofertados pelo Sisu em 2023. Com uma pontuação de 569,62, por exemplo, um estudante teria acesso a 842 cursos. Além disso, estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas podem concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas, que destina pelo menos 50% das vagas em instituições públicas a essa parcela da população.
Desempenho e resultados internacionais
Os participantes podem acessar suas notas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas, além da redação, que tem pontuação de 0 a 1000. Em 2024, a média geral da redação foi de 660 pontos, com 12 candidatos atingindo a nota máxima. As médias por área foram: 529 em Matemática; 528 em Linguagens; 517 em Ciências Humanas; e 495 em Ciências da Natureza.
Estudantes brasileiros também podem utilizar as notas do Enem para ingressar em instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep. Esses acordos facilitam o acesso de candidatos interessados em estudar no país europeu.
Para os “treineiros” — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio —, o boletim individual será divulgado em março de 2025.
Como acessar os resultados
Os candidatos devem acessar a Página do Participante para consultar suas notas. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no site acesso.gov.br, seguindo o passo a passo disponível.
A divulgação dos resultados marca um novo passo nos estudos encomendados pelo MEC para avaliar a conclusão da educação básica no Brasil. De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palacios, os dados do Enem serão analisados.
“No contexto desses estudos, os dados estão sendo esmiuçados, de modo que se tenha a possibilidade de ver o desempenho das redes de educação e fazer projeções que permitam, com o uso do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Enem, ver como se desenvolveram os estudantes”, pontuou.
As notas individuais já estão disponíveis para consulta, e os estudantes podem utilizá-las para planejar seus próximos passos rumo ao ensino superior.
Acompanhe nossas redes sociais:
#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador/doadora direta através do PIX (CNPJ): 547380530001337. O jornalismo independente de Salvador precisa de você!
As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)