Bárbara Carine ganha prêmio Jabuti

Itamar Vieira também é premiado com o maior prêmio literário do Brasil.

Foto/Reprodução: Henrique Santos

O Prêmio Jabuti é considerado o mais importante prêmio literário do Brasil, sendo concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958. O prêmio reconhece as melhores obras publicadas no país em diversas categorias, incluindo romance, poesia, contos, literatura infantojuvenil, biografia, entre outras. Seu nome faz referência ao jabuti, uma espécie de tartaruga brasileira, simbolizando a resistência e a longevidade da literatura nacional.

Além de destacar autores consagrados, o prêmio também busca dar visibilidade a novos talentos, sendo uma plataforma importante para o reconhecimento e a circulação de obras literárias. Cada edição do Jabuti tem sua relevância e, em 2024, continuou a celebrar a diversidade da produção literária brasileira.

No contexto deste ano, autores como Bárbara Carine, vencedora na categoria Educação com seu livro Como Ser um Educador Antirracista, e Itamar Vieira Júnior, também premiado, são exemplos do reconhecimento da produção literária que aborda questões sociais e culturais importantes.

A autora baiana Bárbara Carine, conhecida como @uma_intelectual_diferentona nas redes sociais, se destacou com o livro “Como Ser um Educador Antirracista” (Planeta do Brasil), uma obra essencial para quem busca repensar as práticas pedagógicas e combater o racismo nas escolas. Com uma escrita crítica e reflexiva, lançada em 2023, Bárbara compartilha estratégias poderosas para formar educadores que promovam um ambiente de aprendizagem mais justo e igualitário para todos.

Com uma trajetória marcada pela luta por justiça social e direitos humanos, a autora e intelectual se consolidou como uma voz forte na educação brasileira. Seu trabalho visa transformar a educação em um instrumento de emancipação, conscientização e resistência. Carine é também fundadora da Escola Maria Felipa, que promove uma educação pautada na socialização igualitária dos saberes sistemáticos, hegemônicos e contra-hegemônicos. O objetivo é criar as bases da alfabetização e do letramento trilíngue em português, inglês e LIBRAS para crianças que serão futuros adultos críticos, dispostos a atuar na sociedade e a construir um projeto histórico decolonial, coletivo e igualitário.

Itamar Vieira Júnior venceu na categoria Romance Literário com “Salvar o fogo”, seu segundo livro premiado pelo Jabuti. Na obra, o escritor revela a trajetória de seus personagens, explorando a vida social, emocional e cultural brasileira. Em 2020, ele já havia sido premiado pelo best-seller Torto Arado.

Acompanhe nossas redes sociais:

#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador recorrente em nossa Campanha de Financiamento do Catarse (http://catarse.me/ajudeoportalblackfem) 📱 Doação via PIX (CNPJ): 54738053000133

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem