Confira as notas publicadas pelo Portal Black Fem que marcaram a semana
Foto/Reprodução: Abhijith Nair/Unsplash
1. Simbólico: prêmio de melhor Atriz do Globo de Ouro para Fernanda Torres foi entregue por Viola Davis
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama na cerimônia realizada em Los Angeles no último domingo. A atriz superou concorrentes como Nicole Kidman, Angelina Jolie, e Kate Winslet, recebendo o prêmio das mãos de Viola Davis. O filme pelo qual Fernanda Torres foi premiada, “Ainda Estou Aqui”, também concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para “Emilia Perez”, uma coprodução entre França e México. O filme brasileiro estrelado por Fernanda e Selton Mello é uma obra de drama psicológico com elementos de mistério e introspecção, que aborda temas como memória, luto e reconexão familiar.
2. SISU 2025: Inscrições começam em 17 de janeiro
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2024 e obtido nota acima de zero na redação. A distribuição dos estudantes entre os semestres será definida pelas universidades, de acordo com a classificação dos candidatos, baseada no desempenho obtido no exame. O resultado da chamada regular será anunciado em 26 de janeiro, marcando o início do cronograma que contempla também a matrícula dos selecionados entre 27 e 31 de janeiro, além do período para manifestação de interesse na lista de espera, disponível de 26 a 31 de janeiro.
3. Warner seleciona cineastas negros para programa de desenvolvimento
A Warner Bros. Discovery lançou a segunda edição do programa “Narrativas Negras Não Contadas”, com inscrições abertas até 10 de janeiro de 2025 no site oficial. Criado em parceria com a WIP Ventures, o projeto busca aumentar a representatividade negra na indústria audiovisual e oferecer oportunidades para cineastas enfrentarem a sub-representação. Ao final da formação, cada participante apresentará um pitch presencial de um projeto de curta-metragem documental para uma banca de executivos da WBD e outros especialistas do setor.
4. História de Dona Ivone Lara ganhará filme
A história de Dona Ivone Lara, aclamada como a Grande Dama do Samba, será contada em um filme sob direção de Mayara Aguiar. Dona Ivone Lara fez história ao se tornar a primeira mulher a compor um samba-enredo e integrar a ala de compositores do Império Serrano. Ela faleceu em abril de 2018, aos 97 anos, devido a insuficiência cardiorrespiratória. As filmagens estão previstas para setembro.
5. Arminhas de gel têm causado emergência por lesões oculares
O uso de arminhas de gel em batalhas organizadas por jovens, popularizadas nas redes sociais, tem gerado preocupações quanto à segurança. Embora pareçam uma brincadeira inofensiva, essas atividades ocorrem em vias públicas ou residências e envolvem réplicas de armas que disparam bolinhas de gel. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) a emitiu um alerta sobre os graves danos que esses dispositivos podem causar, incluindo perfuração do globo ocular, descolamento de retina e até perda da visão.
6. Entenda a decisão da Meta sobre não realizar checagem de fatos e seus impactos
O Portal Black Fem fez um compilado completo sobre a descontinuação do programa de verificação de fatos independente no Facebook e Instagram, e a introdução do novo sistema de “notas da comunidade”. A decisão de implementar o sistema de “notas da comunidade” reflete uma tentativa da Meta de adotar um modelo mais descentralizado e com maior participação dos usuários. Figuras públicas e instituições como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Rede Europeia de Fact-Checking reagiram ao anúncio com preocupação.
7. CAPES lança edital de intercâmbio “Caminhos Amefricanos”
A CAPES lançou o Edital Conjunto do Programa Caminhos Amefricanos: Programa Sul-Sul, com foco nas edições do Peru, Angola e República Dominicana. Serão ofertadas 50 vagas para cada país, destinadas a atividades de combate ao racismo e promoção da igualdade racial. As ações incluem estudos de curta duração, participação em eventos científicos e visitas culturais. Os prazos de inscrição encerram-se em 30 de janeiro para o Peru e 27 de fevereiro para os outros países.
8. Funceb abre vagas para cursos intensivos. Inscrições vão até 17 de janeiro.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio do Centro de Formação em Artes, oferecerá 23 cursos intensivos de verão em 2025, na Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho. Com preços a partir de R$50, as aulas têm duração de até cinco encontros, abrangendo modalidades como Street Jazz, Samba, Dança Afro Contemporânea e Balé Clássico. Os cursos são destinados a maiores de 16 anos, com ou sem experiência, e proporcionam uma imersão em diferentes linguagens artísticas. Destaques incluem o Street Jazz, com Hélio Oliveira, que une Jazz Dance e danças urbanas, o Samba, com Tati Campêlo, valorizando estilos como samba de roda, e o Bailar Ancestral, com Nitorê Akadã, que utiliza a dança dos elementos e de Orixás para promover reconexão espiritual. As inscrições são feitas diretamente com os professores no primeiro dia de aula.
9. Oficina de Circo para crianças acontece gratuitamente em Salvador
Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Museu de Arte Moderna da Bahia receberá oficinas de circo voltadas para crianças de 8 a 12 anos, ministradas pelo artista e pesquisador circense Yerko Haupt. As atividades incluem malabarismo, acrobacias e poses acrobáticas, oferecendo uma oportunidade única para que os pequenos explorem o universo circense de forma lúdica e educativa, estimulando criatividade, equilíbrio e coordenação motora. A participação é gratuita, com inscrições realizadas através do formulário disponível na bio do Instagram do Teatro Vila Velha (@teatrovilavelha).
10. Projeto Curare oferece atendimentos psicológicos gratuitos em Salvador
Neste Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador retoma o projeto Curare, oferecendo atendimentos psicológicos gratuitos para a população. O projeto realiza triagens e encaminhamentos para psicólogos voluntários, com foco em atender pessoas sem condições financeiras para buscar suporte profissional, abordando questões como ansiedade, depressão e outros transtornos. Os atendimentos acontecem aos sábados, das 8h às 12h, por ordem de chegada, na Lagoa dos Pássaros, no bairro do Stiep.
Acompanhe nossas redes sociais:
#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador/doadora direta através do PIX (CNPJ): 547380530001337. O jornalismo independente de Salvador precisa de você!
As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)