Evento do Ayomide Odara abordará desafios das meninas negras na escola
Foto/Reprodução: Eye For Ebony/Unsplash
No dia 11 de outubro, será realizada a 3ª Ocupação Virtual em celebração ao Dia Internacional da Menina, com o tema “O que é ser menina negra na escola?”. O evento visa destacar as desigualdades enfrentadas por milhões de meninas ao redor do mundo, com foco especial nas dificuldades que afetam as meninas negras, que lidam não apenas com a desigualdade de gênero, mas também com o racismo, tornando urgente a necessidade de ouvir suas vozes e respeitar suas experiências.
A live, promovida pelo Ayomide Odara no Instagram (@ayomide_odara), contará com a participação de jovens ativistas e convidará meninas de diversas comunidades, coletivos, ONGs e associações a se engajar na discussão. Entre os grupos já confirmados estão a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) e o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP).
O Dia Internacional da Menina foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover os direitos das meninas globalmente. A ocasião proporciona um espaço importante para refletir sobre as barreiras que as meninas negras enfrentam no ambiente escolar e discutir estratégias para a construção de um espaço mais inclusivo e acolhedor.
Sobre o Odara – Instituto da Mulher Negra
O Odara – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra feminista, centrada no legado africano, sediada em Salvador, na Bahia. O Instituto surgiu em 2010 com o compromisso de atuar pelo fortalecimento da autonomia e garantia de direitos das mulheres negras, e pelo enfrentamento às violências raciais e de gênero.
A partir desta visão, desenvolvemos e apoiamos programas, projetos e agendas que têm por objetivo combater e atenuar os efeitos do racismo, sexismo, LBTfobia e formas correlatas de opressões, que provocam um conjunto de desvantagens para a população negra, e em especial para as mulheres negras.
Nossa incidência política está organizada a partir dos Programa de Direitos Humanos, Programa de Comunicação, Programa de Educação e Formação Política e Programa de Saúde das Mulheres Negras.
O Instituto Odara mantém diálogos e parcerias com organizações de mulheres negras da Região Nordeste, do Brasil e da América Latina, por acreditarmos que a luta por liberdade e emancipação do povo preto e a construção de uma sociedade de Bem Viver precisa acontecer de maneira transnacional.
Sobre o Ayomide Odara
O Ayomide Odara é um projeto do Odara – Instituto da Mulher Negra, que luta pela equidade racial e de gênero. A live será transmitida às 18:30h, no Instagram (@ayomide_odara) e contará com a participação de jovens ativistas e coletivos como a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) e o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP). Essas organizações têm um histórico de luta por direitos humanos e equidade nas periferias de Salvador, trabalhando diretamente com meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Acompanhe nossas redes sociais:
#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador recorrente em nossa Campanha de Financiamento do Catarse ( http://catarse.me/ajudeoportalblackfem)
Doação via PIX (CNPJ): 54738053000133
As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)