Texto:

I'sis Almeida

Sócio-fundadora, diretora executiva e de jornalismo do Portal, I'sis é jornalista e bacharel interdisciplinar em artes formada pela Universidade Federal da Bahia, além de técnica em comunicação visual e pós graduanda em Direitos, Desigualdades e Governança Climática. É criadora e podcaster do Se Organiza, Bonita!

Ilustração:

Rayssa Molinari

Designer de soluções e ilustradora do Portal, Rayssa é multiartista baiana, designer e historiadora em formação pela UNEB. Trabalha com projetos visuais e sociais voltados à negritude desde 2018, como no Diário da Mari, coletivo ZeferinaS. Usa a comunicação visual como uma ferramenta social por meio da ilustração.

FLIPELÔ 2024 Celebra Raul Seixas

Todos Direitos Reservados, jamais reproduza sem os créditos

Raul Seixas é o tema da oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ, em 2024. O evento ocorrerá de 7 a 11 de agosto, em várias localidades do Pelourinho, considerado o coração da cidade de Salvador. Durante cinco dias, o Centro Histórico da cidade será o epicentro da literatura com a programação oficial do evento e também com a FLIPELÔ+, que agrega espaços no entorno do Pelourinho.

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a FLIPELÔ promoverá uma programação com centenas de atividades. Espera-se que 250 mil pessoas transitem nos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, da Praça Municipal até Santo Antônio Além do Carmo. Mesas de debates, bate-papo com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados temas voltados à literatura, lançamento de livros, saraus e outras atividades são aguardadas para a festa.

146 escritores nacionais e 5 internacionais estão confirmados na programação, além de 352 artistas de diferentes linguagens. O coletivo ‘Escreva Garota!’ é um dos grupos que estará presente e compartilhará com o público atividades cujo objetivo central é empoderar meninas e mulheres no universo da literatura. O grupo debaterá questões relacionadas à literatura, à escrita e à potência da mulher e do feminismo na área cultural.

Além disso, em comprometimento com ações de sustentabilidade, a SOLOS, startup baiana de impacto socioambiental, marcará sua primeira participação na Festa Literária, destacando-se como exemplo de inovação e sustentabilidade na área da educação. Essa organização soteropolitana vem investindo em pessoas que tenham a intenção de fazer a reciclagem acontecer. Na FLIPELÔ, a SOLOS terá um espaço intitulado ‘Espaço de Sustentabilidade’, no Largo Terreiro de Jesus, com oficinas e rodas de conversa sobre economia circular.

Conceição Silva, uma das curadoras da FLIPELÔ e representante do Sesc, durante a coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (31) no Teatro Sesc Casa do Comércio do Pelourinho, destacou que a organização do evento é feita por muitas mãos e que as pessoas envolvidas no processo levam a sério o direito à cultura, que é um direito constitucional.

“Esse é um trabalho coletivo, é uma forma que o Sesc escolheu trabalhar, porque ela nos permite trazer riqueza à programação, uma riqueza plural no que se refere a contemplar vozes, temáticas e presenças”, explicou a curadora. “Quando a gente olha para a programação, a gente não enxerga o curador, a gente enxerga uma equipe que é formada por profissionais dessa instituição e de diversos campos de pesquisa, de diversas linguagens, práticas artísticas, tudo em prol da leitura considerando esse direito”, completou.

Realização

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR (através do Instituto CCR), SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil. A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.

Acompanhe nossas redes sociais:

#AJUDEOPORTALBLACKFEM: seja um doador recorrente em nossa Campanha de Financiamento do Catarse (http://catarse.me/ajudeoportalblackfem).

Doação via PIX (CNPJ): 54738053000133

Faça parte da comunidade Black Fem

As comunidades Black Fem são espaços seguros para discussões sobre os temas que estão relacionados com as editorias. Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Fem TV

@portalblackfem

@portalblackfem